logo menor corrigida.jpg

Orientações aos pacientes

Orientações gerais

Pré-operatório:

- realize sua cirurgia com cirurgião de sua confiança, que explique todos os risco e benefícios da cirurgia. Em caso de dúvida, pegue uma segunda, terceira opnião. Cirurgia sempre é coisa séria, por mais "simples" que possa parecer.

- desconfie de tratamentos milagrosos, mirabolantes, sem comprovação científica.

- exames de sangue, risco cardiológico (avaliação do cardiologista), pré-anestésico (avaliação do anestesista) devem estar atualizados.

- em caso de tabagismo, é recomendável interrrupção do uso do cigarro por mínimo 02 meses antes de operar;

- no dia da cirurgia, tome banho usando sabonete de clorexidina;

- inicie o jejum 08h antes do horário da cirurgia. Água, água de coco, chá, líquidos claros, podem ser bebidos até 2 horas antes do procedimento;

- não realize tricotomia (cortar os pêlos) da parte do corpo que será operada. Este procedimento, se necessário, será realizado no hospital;

- leve para o hospital no dia da internação itens de higiene pessoal (sabonete, escova de dente, pasta, toalha);

- não esqueça também de levar para o hospital todos os exames de imagem, exames laboratoriais, avaliações médicas relacioanadas ao risco cirúrgico;

- em caso de qualquer sintoma de infecção na véspera da cirurgia, comunique seu médico ou hospital.

Pós-operatório:

- a primeira troca de curativo será realizada em 48h;

- após primeira troca de curativo, o mesmo deverá ser trocado diariamente;

- a limpeza da ferida da cirurgia poderá ser realizada no banho, porém, sem esfregar com bucha, apenas limpeza leve com a mão e utilizando o mesmo sabão de clorexidina usado no banho no dia da cirurgia. Após banho, secar bem a ferida e mantê-la coberta e seca com curativo.

- IMPORTANTE: em caso de ferida operatório com dor forte, vermelhidão, calor local, secreção, se paciente apresentar febre, inchaço acentuado, alguma dor repentina que não estava apresentando anteriormente, fazer contato com médico ou procurar atendimento o mais breve possível. Estes são alguns sinais de alerta para possíveis complicações.